top of page

A ARTE, Associação Regional de Teatro e Espetáculos tem a sua Fundação no ano de 1995, com o objetivo de promover o Teatro na Região.

 

É uma Associação no âmbito Sociocultural, sem fins lucrativos que tem por base nas suas linhas mestras incentivar e criar, promover e desenvolver, entre muitos outros desígnios todo o vasto Universo do Teatro enquanto Arte.

 

Tem também e como não podia deixar de ter a pretensão legitima enquanto Associação Representativa do Teatro na Região, agregar e associar o maior número e géneros de Grupos de Teatro sedeados na RAM. Esta tem neste contexto como propósito recuperar Grupos já extintos, apoiar os Existentes e Criar novos Grupos, procurando assim alargar, abranger e cobrir desta forma na área do Teatro todos os Concelhos do Arquipélago da Madeira.

 

A Associação pretende ainda no seu Presente/Futuro, com base em todo este contexto, ser disseminadora quer ao nível Social quer ao nível da Inclusão na procura de contribuir através da Cultura com a ARTE do Teatro para uma melhor e mais prestigiada Prática de Cidadania, na Sociedade Madeirense.

Comunicado de Imprensa (Press Realese)

A Mensagem do Presidente com um texto de apresentação geral da Associação:  ARTE - Associação Regional de Teatro e Espetáculos 

 

ARTE – Associação Regional de Teatro e Espetáculos

 

A ARTE – Associação Regional de Teatro e Espetáculos é uma Instituição no Sector do Associativismo sem Fins Lucrativos, apresenta-se e assume-se como uma Entidade; Agregadora, Promotora, Produtora e Organizadora na Defesa dos Interesses e Direitos Artísticos e Culturais, no que ao Teatro diz respeito, através das suas Ideias, Propostas e Projetos a Desenvolver em toda a Região e fora dela em Partilha ou Parceria com as suas congéneres ou outras, nomeadamente em particular com aquelas Instituições e Associações  que trabalham na Esfera da Cena Teatral, tendo por base a Arte do Teatro e todas as suas componentes nas mais variadas áreas das Artes Performativas.

 

A Associação, por Definição tem como principio no seu Desígnio ao Associativismo o consolidar do “Espirito Associativo”, tendo no seu Lema; “A União faz a Força” porque “Juntos somos mais Fortes” e assim pretende ser uma referência e a partir daí construir Pontes e criar Pontos de encontro entre Criadores, Artistas e Públicos, desempenhando um papel essencial e de grande relevância com o Teatro na Construção, Promoção e Divulgação da nossa Identidade Artística e cultural, quer seja  Local, Regional ou Nacional.

 

Desde a sua fundação a 22 de setembro do Ano de 1995 a ARTE, ao longo destas 3 décadas tem tido e feito um Trabalho que na Linguagem Teatral se designa de; Trabalho de Bastidores. Este tem sido todo um trabalho interno e externo de um Estudo aprofundado, de Pesquisa, Análise e Avaliação do Teatro que tem sido feito e que continua a se fazer nestes últimos 30 anos.

 

Este Trabalho, está na sua forma conclusiva, elaborado e registado num Dossier, todo ele planificado ao detalhe e desenvolvido ao pormenor a que a ARTE, assim achou por bem dar por todo este seu significado o designado; «Levantamento e Mapeamento do Teatro na Região Autónoma da Madeira». Todo este trabalho está a ser feito em 3 grandes e distintos períodos dos mais de 6 Séculos da História desde o Descobrimento do Arquipélago e os seus primeiros Povoamentos (…) passando em revista os mais de 600 Anos em que o Teatro com a sua ainda que discreta presença tem deixado a sua Marca Registada bem legível em todo o contexto Histórico e Sociocultural da RAM.  

 

A elaboração deste levantamento detalhado e do seu mapeamento abrangente de todo o teatro na Região, está a ser feito com o rigor Histórico, Social e Cultural, todo ele elaborado e processado no formato de uma Base de Dados e consubstanciado por entre outros, com o objetivo de Registar, identificar e catalogar os vários e diversos acontecimentos da Arte de Representar o Teatro quer Local e Regional desde sempre e que deram origem ao Teatro que se faz até aos dias de hoje em todo o Arquipélago da Madeira. 

Tudo isto, com as mais diversas Companhias de Teatro e seus Espetáculos, Edifícios Físicos e Espaços onde se apresentavam e aí representavam a Arte do Teatro, bem como também os vários e diferentes momentos e movimentos das mais variadas e muitas iniciativas teatrais, que promoviam e assim contribuíam para uma maior valorização da cultura teatral em toda a Região.

 

Este Levantamento/Mapeamento está estruturado em 3 grandes Fases:

 

(1ª) Fase: (Séc. XV) 

De; 1419/1420 (Desde os primórdios do Descobrimento do Arquipélago das Ilhas de Porto Santo e Madeira (…) os primeiros 80 Anos (1420 a 1500).  São muito poucos os registos do teatro que se fazia á época, (…) mas o pouco já tinha alguma expressão e algo significativo da Arte de Representar o Teatro vindo da Corte do Reino de Portugal (…) entre outros, muitos com as naturais influências do Teatro de Gil Vicente. (Pai do Teatro Português). (…)

  

(2ª) Fase: (Séc. XVI a XVIII)

De; 1500 a 1700, no espaço destes 2 Séculos de 200 Anos (…) já muita coisa há registado no que ao Teatro e á Arte de Representar diz respeito e isto já  com algum cariz muito próprio e a ganhar de alguma forma uma certa caraterística muito particular de um Teatro algo típico dos Usos Costumes e Tradições que se estavam a enraizar nas primeiras e principais Povoações, que assim se destacavam e faziam notar e expressar artisticamente através da representação Teatral que era feita á época nas ilhas do Arquipélago.

 

 

(3ª) Fase: (Séc. XVIII a XX e XXI)

De; 1700 a 1900 este 2 últimos Séculos dos 200 anos que antecedem o nosso Séc. XXI e de, 1900 a 1975 estes que sendo os 75 anos muito influenciados por um “Estado Novo”, também para o Teatro em Portugal e que de alguma forma se fez sentir na Madeira e que finalmente nos trás até aos nossos dias, deste nosso Século XXI e que destes, nos últimos 50 anos considerando e  contando como referência o pós ano de 1974/5 com a passagem da Ditadura á Democracia em Portugal (25 de Abril de 1974) e a Consagração da Autonomia da Madeira (2 de Abril de 1975).

Esta última data, a do Lançamento da Apresentação de todo este Trabalho e que tem o seu término para ser feito e concluído, na sua forma Programada em uma Aplicação Web através de uma Base de Dados de Consulta e Estudos Artísticos, que cremos e acreditamos ser de todo útil, importante e necessário a todos os que trabalham e usufruem na vida da Arte e da Cultura.   

Todo este argumento, traz-nos até aos nossos dias, mas muito em particular e nomeadamente ao dia da Fundação da Associação ARTE, (22 de setembro de 1995), data das Comemorações das 3 Décadas da ARTE (22 de setembro de 2025) Celebrações dos seus 30 Anos de existência com todo um Programa algo ambicioso que estamos a Ultimar no seu resultado final e que estamos em crer que faça jus a todos os que ao longo destes anos tem dado o seu Contributo á ARTE, ao Teatro e á Cultura na Região Autónoma da Madeira.

 

Aproveitamos para acrescentar alguns dos Pontos Fortes da ARTE: 

A Associação tem por base na sua área artística e como principal Missão: A Criação, Programação, Produção e Organização de uma série de Eventos de Teatro, Artísticos e Culturais e a que ntensionalmente designou de; “ESTRUTURARTE”.

 

Esta, trata-se de uma Estrutura que a ARTE tem como objetivo o de criar uma Configuração que sirva de base ao Desenvolvimento á Dinamização e á Promoção do teatro e dos Espetáculos, nas suas diversas Expressões, com o foco no Progresso Artístico e Cultural da Região Autónoma da Madeira.

 

 

Compromisso com o Teatro com a Arte e a Cultura

 

A ARTE está profundamente comprometida com a Excelência Artística, pela Diversidade Cultural e a acessibilidade ao Mundo do Espetáculo para todos os Públicos. Acreditamos que o Teatro a Arte e os seus Espetáculos, tem o poder de transformar e provocar a reflexão e sensibilizar a Sociedade, tornando-se instrumento de educação e cidadania. Todo o nosso trabalho é fundamentado no respeito à tradição, mas também pela inovação e pelo estímulo à experimentação artística, criando espaços para novas linguagens e formas alternativas de expressão Artística em toda a cultura madeirense.

 

Programação, Formação e Promoção

A Associação ARTE tem nestes três propósitos o seu maior e melhor desígnio como investimento capital para o futuro do Teatro Regional, quer seja ao nível da sua Programação, quer ao nível da Formação, quer ao nível da Promoção, com toda uma Planificação Agendada a Curto, a Médio e a Longo Prazo, já aplicada e que ora inicia em 2025 até ao final do Ano 2030.  

Estas três componentes artísticas são as que mais garantem e oferecem em toda a sua Configuração uma ampla variedade de Atividades Programáticas, Formativas e Promocionais que vão desde a Formação básica de Teatro até Produção de Espetáculos, á Promoção de Mostras, Encontros e Festivais de Teatro, á realização de workshops e Ateliers de formação nas áreas Técnicas e Artísticas do Teatro. 

Um trabalho todo ele feito em estreita colaboração com os vários Grupos de Teatro (sejam Amadores ou sejam Profissionais), com as Escolas, os Artistas independentes e todas as outras instituições culturais, promovendo assim um ambiente de Intercambio Cultural, de Partilha de Experiências e de Troca de Conhecimentos na base de um Enriquecimento mútuo, que ao longo de todos estes anos, temos estado a trabalhar na Criação de Projetos inovadores que envolvem a comunidade e aproximem os Espetadores dos Espetáculos e os Espetáculos dos vários Públicos ou do Publico em geral, tornando assim a cultura acessível a todos, sem exceção de ninguém na Sociedade Madeirense

 

 

Integração, Inclusão e Conexão com a Comunidade

Além de ser um pilar na promoção do teatro, a ARTE é também um elo de união, Integração e Integração Comunitária, conectando diferentes grupos sociais e culturais. Na nossa Visão bem como a nossa Missão não se limita ao âmbito artístico, mas é extensiva a toda a valorização e diversidade, à promoção do diálogo e à criação de uma rede de apoio entre os profissionais do setor. Acreditamos por tudo isso que a Arte não é nem pode ser apenas uma forma de Expressão, mas sim um meio de transformar realidades, promover a inclusão e fomentar a reflexão sobre questões sociais e culturais.

 

Visão de Futuro

A ARTE projeta-se para o futuro com a ambição de continuar a expandir os seus horizontes, enriquecendo a cena teatral e dos espetáculos, afirmando-se como mais um centro de excelência cultural. Pretendemos reforçar a nossa presença e o nosso impacto, ampliando a nossa oferta de atividades, estreitando parcerias e protocolos com outras instituições e associações, explorando novas formas de divulgar e partilhar o nosso trabalho. Buscamos também inovar na utilização de novas tecnologias, promovendo o teatro e os espetáculos digitais, sem perder a sua real essência da arte ao vivo.

 

Conclusão

Em cada ação, a ARTE – Associação Regional de Teatro e Espetáculos reafirma o seu compromisso com a valorização da cultura e com o desenvolvimento artístico da nossa região. Convidamos todos a fazerem parte desta jornada, a viverem a experiência única que é o teatro e a celebrarem connosco a força transformadora da Arte. Juntos, podemos criar um futuro melhor e mais criativo, inclusivo e culturalmente rico para todos.

Nota de rodapé:

Este texto é todo ele uma apresentação grossa modo abrangente que destaca assim a Visão e a Missão, os valores, as atividades e as aspirações da ARTE

Funchal, 27 de março de 2025 

(Dia Mundial do Teatro)

 

                O Presidente

João Mário Bettencourt de Freitas

bottom of page