top of page

A ARTE, Associação Regional de Teatro e Espetáculos tem a sua criação e Fundação no ano de 1995, com o Principal Objetivo de Promover e Desenvolver o Teatro na Região Autónoma da Madeira.

 

A Associação ARTE, foi criada no âmbito Sociocultural, sem fins lucrativos e que tem por base nas suas linhas mestras, Criar e Incentivar Promover e Desenvolver, entre muitos outros desígnios todo o vasto Universo do Teatro enquanto Arte.

A ARTE, tem também e como não podia deixar de ter a Pretensão Legitima, enquanto Associação Representativa do Teatro na Região, de Agregar e Associar o maior número (possível e desejado) de Grupos de Teatro sedeados na Região. Esta tem neste contexto o propósito de recuperar os Grupos já Extintos, Apoiar os Existentes, criar mais e novos Grupos, procurando assim alargar, abranger e cobrir desta forma na área do Teatro todos os 11 Concelhos do Arquipélago da Madeira.

 

A ARTE, como Associação tem ainda a aspiração neste seu contexto de Presente e Futuro, ser disseminadora e Transversal a todo o tecido Social quer nos vários níveis e Estratos Sociais seja da Inclusão Social seja Comunitário, ou outros, quer na procura de contribuir através da ARTE do Teatro e em última análise através da Cultura, para uma melhor e mais Prestigiada Prática Cultural de Cidadania, na Sociedade Madeirense.

A ARTEAssociação Regional de Teatro e Espetáculos é uma Instituição no Sector do Associativismo sem Fins Lucrativos, apresenta-se e assume-se como uma Entidade; Agregadora, Promotora, Produtora e Organizadora na Defesa dos Interesses e Direitos Artísticos e Culturais, no que ao Teatro diz respeito, através das suas Ideias, Propostas e Projetos a Desenvolver em toda a Região e fora dela em Partilha ou Parceria com as suas congéneres ou outras, nomeadamente e muito em particular com todas aquelas Instituições que trabalham na Esfera da Cena Teatral, tendo por base toda a Arte do Teatro, nas suas múltiplas componentes das Artes Participativas e nas mais variadas áreas das Artes Performativas.

 

A Associação ARTE, por definição tem como princípio no seu desígnio ao Associativismo o consolidar do “Espirito Associativo”, tendo por entre outros no seu lema; “A União faz a Força” porque “Juntos somos mais Fortes” e “Acompanhados chegamos mais Longe”. A ARTE, pretende assim, ser uma referência e a partir daí construir Pontes e criar Pontos de Encontro entre Criadores, Artistas e Públicos, desempenhando um papel essencial e de grande relevância com o Teatro na Promoção e Divulgação da nossa Identidade Artística e Cultural, quer seja Local, Regional e Nacional ou até mesmo Internacional.

 

Desde a sua Fundação, a 22 de setembro do Ano de 1995 a ARTE, ao longo destas 3 décadas tem tido e feito um trabalho que na Linguagem Teatral se designa; «Trabalho de Bastidores». Este tem sido todo um trabalho interno e externo com base num Estudo Aprofundado de Pesquisa, Análise e Registo do Teatro, todo ele feito nas ultimas 3 Décadas e que ao continuar a fazer-se nestes últimos 30 anos, terá o seu términus no ano de 2030.

 

Todo este Trabalho, está na sua forma, elaborado e registado num Dossier, todo ele planificado ao detalhe e desenvolvido ao pormenor a que a ARTE, assim achou por bem dar como significado o designado; «Levantamento e Mapeamento do Teatro na Região Autónoma da Madeira». Todo este trabalho está a ser feito em 3 grandes e distintos períodos dos mais de 6 Séculos de História, que vão desde o Descobrimento do Arquipélago e os seus primeiros Povoamentos (…) passando em revista os mais de 600 Anos em que o Teatro, ainda que de uma forma discreta, tem deixado a sua Marca Registada em todo o contexto Histórico e Sociocultural da RAM.

Este Levantamento/Mapeamento está estruturado em 3 Grandes Fases:

 

(1ª) Fase: (Séc. XV)

De; 1419/1420 (Desde os primórdios do Descobrimento do Arquipélago das Ilhas de Porto Santo e Madeira (…) os primeiros 80 Anos (1420 a 1500). São muito poucos os registos do teatro que se fazia á época, (…) mas o pouco já tinha alguma expressão e algo significativo da Arte de Representar o Teatro vindo da Corte do Reino de Portugal (…) entre muitos outros, com as influências do Teatro de Gil Vicente. (Pai do Teatro Português). (…)

 

(2ª) Fase: (Séc. XVI a XVIII)

De; 1500 a 1700, no espaço destes 2 Séculos de 200 Anos (…) já muita coisa há registado no que ao Teatro e á Arte de Representar diz respeito e isto já com algum cariz muito próprio e a ganhar de alguma forma uma certa caraterística muito particular de um Teatro algo típico dos Usos Costumes e Tradições que se estavam a enraizar nas primeiras e principais Povoações, que assim se destacavam e faziam notar e expressar artisticamente através da, Representação Teatral que era feita á época nas Ilhas do Arquipélago.

(3ª) Fase: (Séc. XVIII a XX e XXI)

 

De; 1700 a 1900 este 2 últimos Séculos dos 200 anos que antecedem o nosso Séc. XXI e de, 1900 a 1975 estes que foram os 75 Anos muito influenciados por um “Estado Novo”, (…) também para o Teatro em Portugal, que de alguma forma se fez sentir na Madeira e que finalmente nos trás até aos nossos dias, deste nosso Século XXI e que destes, nos últimos 50 anos considerando e contando como referência o pós ano de 1974/1975 com a passagem da Ditadura á Democracia em Portugal (25 de Abril de 1974) e a Consagração da Autonomia da Madeira (2 de Abril de 1975)Esta última data vai servir quando concluído todo este trabalho (2 de abril de 2030) para o Lançamento e Apresentação Pública na RAM, na sua forma Programada a criação de uma Aplicação Web na Internet através de uma Base de Dados de Consulta e Estudos Artísticos, que acreditamos ser útil, importante e necessário a todos os que trabalham e usufruem na vida Pessoal ou Profissional com as áreas do Teatro, das Artes e da CulturaTodo este argumento, traz-nos até aos dias de hoje, mas muito em particular e nomeadamente ao dia da Fundação da Associação ARTE, (22 de setembro de 1995), data das Comemorações das 3 Décadas da ARTE (1995 a 2025). Celebrações dos seus 30 Anos de existência com todo um Programa algo ambicioso que estamos a Ultimar no seu resultado final e que estamos em crer que faça jus a todos os que ao longo destes anos tem dado o seu Contributo á ARTE, ao Teatro e á Cultura na Região Autónoma da Madeira.

 

Aproveitamos para acrescentar alguns dos Pontos Fortes da ARTE:

A ARTE Associação tem por base na sua área artística e como principal Missão: A Criação, Programação, Produção e Organização de uma série de Eventos nas variadas áreas Artísticas e Culturais nomeadamente de Teatro e Espetáculos a que intencionalmente designou de; “ESTRUTURARTE”.​ Esta, trata-se de uma Estrutura que a ARTE tem como objetivo o de criar uma Configuração que sirva de base ao Desenvolvimento á Dinamização e á Promoção do Teatro e dos Espetáculos, nas suas diversas Expressões, com foco no Progresso Artístico e Cultural da Região Autónoma da Madeira.

 

Compromisso com o Teatro com a Arte e com a Cultura

 

A ARTE está profundamente comprometida com a Excelência Artística, pela Diversidade Cultural e a acessibilidade ao Mundo do Espetáculo para todos os Públicos. Acreditamos que o Teatro a Arte e os seus Espetáculos, tem o poder de transformar e provocar a reflexão e sensibilizar a Sociedade, tornando-se instrumento de educação e cidadania. Todo o nosso trabalho é fundamentado no respeito à tradição, mas também pela inovação e pelo estímulo à Experimentação Artística, criando espaços para novas linguagens e formas alternativas das Expressões Artísticas na cultura madeirense.

 

Programação, Formação e Promoção

A Associação ARTE tem nestes três propósitos o seu maior e melhor desígnio como investimento capital para o futuro do Teatro Regional, quer seja ao nível da sua Programação, quer ao nível da Formação, quer ao nível da Promoção, com toda uma Planificação Agendada a Curto, a Médio e a Longo Prazo, já aplicada e que ora inicia em 2025 até ao final do Ano 2030Estas três componentes Artísticas são as que garantem e oferecem em toda a sua configuração uma ampla variedade de Atividades Programáticas, Formativas e Promocionais que vão desde a realização de Workshops e Ateliers de Formação nas áreas Técnicas e Artísticas do Teatro, que vai da Formação Básica de Teatro até á Programação, Produção e Organização de Espetáculos, em Mostras, Encontros e Festivais de Teatro.

Um trabalho todo ele feito em estreita colaboração com os vários Grupos de Teatro Amadores ou Profissionais, sejam Grupos de Escolas, de Casas do Povo, de Centros Comunitários, e todas as outras instituições culturais, numa Partilha de Experiências, numa troca de conhecimentos e num enriquecimento mútuo, promovendo assim um ambiente de Intercambio Cultural, que ao longo de todos estes anos, temos estado a trabalhar com base na Criação de Projetos Inovadores que envolvam os Territórios e suas comunidades e assim aproximem os Espetadores dos Espetáculos e os Espetáculos dos vários Públicos ou do Publico em geral, tornando assim a cultura acessível a todos, sem exceção de ninguém na Sociedade Madeirense.

 

Integração, Inclusão e Conexão com a Comunidade

Além de ser um pilar na promoção do Teatro, a ARTE é também um elo de União e Integração Comunitária, conectando diferentes grupos sociais e culturais. Na nossa Visão bem como a nossa Missão, estas não se limitam ao âmbito artístico, mas que é extensiva a toda a diversidade e valorização pessoal dos Artistas, à promoção do diálogo, dando origem à criação de uma Rede de Apoio aos Profissionais e Amadores, entre todos neste setor. Acreditamos por tudo isto que a ARTE não é nem pode ser apenas uma Instituição de Expressão Artística, mas sim um meio de Formar Pessoas, Transformar Realidades, Promover a Inclusão e Fomentar a Reflexão sobre as múltiplas questões Sociais e Culturais, sejam elas Locais, Regionais, Europeias ou até mesmo num contexto Global, assumindo assim a designada expressão; “DEMOCRATIZAÇÃO CULTURAL”. 

 

Conclusão

Em cada ação, a ARTE – Associação Regional de Teatro e Espetáculos reafirma o seu compromisso com a valorização da cultura bem como com o desenvolvimento artístico da nossa região. Convidamos todos a fazerem parte desta nossa jornada e a viverem a experiência única que é o Teatro e a celebrarem connosco na força transformadora da Arte. Juntos, podemos criar um futuro melhor e mais, criativo, inclusivo e culturalmente rico para todos.

Nota de rodapé:

Este texto é todo ele uma apresentação grossa modo abrangente que destaca assim a Visão a Missão os Valores as Atividades e as Aspirações da ARTE.

Funchal, 27 de março de 2025

 

(Dia Mundial do Teatro)

 

O Presidente da Direção da ARTE

_____________________________________

 

João Mário Bettencourt de Freitas

bottom of page